1 de maio de 2016

TREK EMONDA | 15000€ DE BIKE

1.5.16

A Émonda SLR 10, com 4,6 kg, é a bicicleta de estrada mais leve de sempre, e uma forte aposta da marca TREK, na série de bicicletas de estrada. Com origem no verbo francês “émonder”, que significa “podar ou despojar”, o projecto de 3 anos da Émonda iniciou-se com a optimização de tubagem mais rigorosa de sempre. Os quadros de carbono são quase sempre um compromisso entre design e funcionalidade, e no caso da Émonda, cada milímetro de carbono está lá apenas porque é necessário, porque tem uma função. A forma segue a função, e o resultado é uma perfeição esbelta, elegante e minimalista. Cada detalhe da série Émonda, do desenho do quadro aos componentes de cada modelo, serve o mesmo objectivo audacioso: produzir a série de bicicletas de estrada mais leve de sempre.

A ideia era: temos recursos para construir de raiz uma bicicleta completa. Então vamos usar essa vantagem para olhar em detalhe para cada pormenor da bicicleta, e como cada componente interage com os restantes”. 

Referiu Ben Coates, Gestor de produtos de estrada da TREK. 

Depois de termos completado as funções básicas da bicicleta, centrámos a nossa atenção nos detalhes. Cada decisão era tomada em função de decidir qual era opção global mais leve para o sistema”. 

A perfeição minimalista está incorporada na jóia da coroa da Émonda: a SLR 10. Com um peso pluma de 4,6kg, a Émonda SLR 10 é a bicicleta de série mais leve de sempre. Construída na fábrica da TREK em Waterloo, WI, a Émonda SLR 10 é abençoada com o carbono OCLV e montada com os componentes que cumprem o seu objectivo de ser a bicicleta de produção mais leve de sempre.

Um dos atletas que testou e forneceu feed-back durante o processo de testes de desenvolvimento da Émonda referiu,

É mais leve, é mais rígida, é a melhor bicicleta que já usei. A aceleração desta bicicleta é fabulosa! 

Bob Jungels (TREK Factory Racing) 


A TREK não só pretendeu construir a série de produção mais leve de sempre, mas também a bicicleta de estrada com a melhor condução de sempre. Cortando tudo o que não é necessário, o que significa manter apenas o que é preciso. Mas ser apenas a mais leve não seria suficiente. A sensação de condução da Émonda teria que se sobrepor a tudo o que já existe. Para assegurar isto a TREK chamou os seus melhores atletas, nomeadamente a equipa TREK Factory Racing. Durante 3 anos e milhares de testes, a TREK Factory Racing, os seus especialistas, e outros ciclistas profissionais, ajudaram a determinar o design, a forma e as características perfeitas para cada tamanho de quadro Émonda. 

Nos casos em que não se conseguiram encontrar componentes que respeitassem as exigências da equipa de desenvolvimento, esses componentes foram desenvolvidos por essa mesma equipa. O exemplo desta dedicação é o novo conjunto avanço/guiador XXX da Bontrager que se encontra na Émonda SLR 10. Este conjunto permitiu poupar 75 gr relativamente a uma combinação semelhante de guiador e avanço. Quanto aos travões, e para não ficarem atrás da qualidade do guiador, a Bontrager desenvolveu os novos Speed Stop que apertam directamente no quadro apenas com 2 parafusos, reduzindo 35 gr por pinça, e aumentando a potência de travagem. Ajuste de alavanca, duas posições de abertura rápida e um design mais largo dão aos Speed Stop versatilidade e ajustabilidade. Esta colaboração TREK/Bontrager permitiu também criar um espaço maior para permitir pneus de dimensões mais largas, nos travões e quadro.

Ciclistas em todo o mundo podem agora ter uma pedalada mais fácil, já que a série Émonda é assegurada pela TREK Care, a melhor e mais completa garantia de fabricante. A Émonda SLR, SL e S estão disponíveis na rede de Agentes Autorizados TREK.

Nós, testámos a EMONDA em plena Serra da Arrábida, numa fabulosa manhã de sol, e comprovámos que todas as descrições técnicas são efectivamente verdade! Vejam o vídeo completo aqui.


The Émonda SLR 10, with 4.6 kg. is the lighter series of road bikes, and a strong bet from TREK to the road bike series. Originating from the French verb "émonder" which means "cutting and stripping", the 3-year project of Émonda began with the optimization stricter line ever. The carbon frames are almost always a compromise between design and functionality, and in the case of Émonda, each carbon millimeter is only there because it is necessary, because it has a function. After form comes function, and the result is a perfectly slender, elegant and minimalist . Every detail of Émonda series, the frame design and the components of each model, serves the same audacious purpose: to produce a the lighter road bike ever.

"The idea was: we have resources to build from scratch a complete bicycle. So let's use this advantage to look close to every detail of the bike, and how each component interacts with the others." 

Said Ben Coates , Manager Road TREK products. 

"After having completed the basic functions of the bike, we focused our attention to details. Each decision was taken due to decide which was lighter overall option for the system." The minimalist perfection is embodied in the jewel of the crown Émonda: SLR 10. With a feather weight of 4.6 kg, the Émonda SLR 10 is the lightest bike series ever. Built in TREK factory in Waterloo, WI, the Émonda SLR 10 is blessed with OCLV carbon and assembled with components that meet its objective to be the lightest production bike ever.

One of the athletes who tested and provided feedback during the development process tests Émonda said, 

"It is lighter, more rigid is the best bike I've ever used. The acceleration of this bike is fabulous! "

Bob Jungels (TREK Factory Racing) 

The TREK not only intended to build a series of lighter production ever, but also the road bike with the best driving ever. Cutting all that is not necessary, which means keeping only what it takes. But just be the lighter would not be enough. The feeling of driving Émonda would have to override anything that already exists. To ensure that the TREK called his best athletes, including TREK Factory Racing team. During three years and thousands of tests, the TREK Factory Racing, their specialists, and other professional cyclists, helped determine the design, shape and perfect features for each Émonda frame size. 

In some cases where it is unable to find components which complied with the requirements of the development team, these components have been developed by that team. The  example of this dedication is the new set forward / XXX Bontrager handlebar that is in Émonda SLR 10. With this assembly, 75 gr has been saved when compared to a similar combination of handlebar and advancement. As for the brakes, and not lagging behind the quality of the handlebar, the Bontrager developed new Speed ​​Stop tightening directly under only two bolts, reducing 35 g per clamp, and increasing the braking power. Better lever adjustment, two quick opening positions and a wider design, give Speed ​​Stop versatility and adjustability. 

This TREK / Bontrager collaboration also allowed to create a larger space to allow wider dimensions of tires, brakes and frame. Cyclists worldwide can now have an easier pedaling, since the Émonda series is ensured by TREK Care, better and more complete manufacturer warranty. The Émonda SLR, SL and S are available on the network of Authorized Agents TREK. 

 We tested the EMONDA in the Serra da Arrábida, in a fabulous sunny morning, and proved that all technical descriptions are actually true! Watch the complete video here.

Sem comentários: