30 de março de 2017

CUMPRAM A LEI!!!

30.3.17
O "novo" código de estrada, que atribui mais direitos aos ciclistas, entrou em vigor em Janeiro de 2015 e apesar de 2 anos de implementação, a verdade é que ainda existe quem não sabe ou pura e simplesmente não quer saber!

Como é possível que nos dias de hoje ao circular pelas nossas estradas nacionais ainda tenho de sofrer na pele a ignorância e falta de civismo de muitos automobilistas portugueses? 

Ainda outro dia, estava eu a pedalar com um colega e circulávamos lado a lado, uma das leis aprovadas em assembleia da república, quando um idiota, para não chamar algo pior, desata a buzinar como se não houvesse amanhã, fazer sinais com os braços e mãos, ao que eu respondi com linguagem gestual, que estávamos a circular lado a lado, algo permitido por lei. O Sr. Dr. e desculpem-me quem merece esta distinção, mas este senhor só poderia ser um doutor português, pois circulava no seu mercedes topo de gama, com a postura de Deus no céu e eu na terra, nitidamente aborrecido, pois teve de abrandar a sua viatura, faz uma ultrapassagem brusca, sem visibilidade, sob traço continuo e ainda trava à nossa frente.  

Azar o dele, pois neste momento toda a tranquilidade possível, desaparece, mas mesmo assim, cheguei à sua janela e desta vez gritei-lhe que a lei permite que circulássemos ao lado um do outro, ao que me responde, não, não pode! Neste momento só não lhe chamei pai, ao que o senhor arrancou furioso e desapareceu, felizmente...

Este foi apenas 1 dos muitos episódios que todos os dias, quem anda de bicicleta tem de sofrer na pele, infelizmente alguns acabam de forma trágica, como se tem lido, em todas as redes sociais e noticiosas deste país.

Não me interpretem mal, eu também conduzo o meu carro todos os dias e bem, sei o que é circular nas nossas estradas e também sei que existem ciclistas que não cumprem com as suas obrigações, mas o que todos não podemos esquecer é que se um ciclista não cumprir com o código da estrada põe em risco a sua vida e pouco mais, o mesmo não acontece quando é o automobilista a desrespeitar escandalosamente a lei! Neste caso muitas vezes o desfecho é a morte para o ciclista!

Quem vai dentro de um carro, não faz a mínima ideia do que é ver esse mesmo carro passar por nós à distância de uma mão, eu inclusive já tive viaturas a baterem-me com o espelho retrovisor. A esses senhores ou senhoras, era sentá-los numa bicicleta e passar com um autocarro a alta velocidade. Isto foi algo que uma empresa de camionagem, no Brasil fez para sensibilizar os seus motoristas, colocá-los na perspectiva do ciclista! Acredito que pela expressão dos condutores a acção resultou!

Outra das leis aprovadas foi a de obrigatoriedade em manter 1,5m de distância para o ciclista aquando da ultrapassagem. Querem saber quantas vezes isso acontece no dia à dia? Nunca!!! Nem mesmo quando existem 2 faixas de rodagem no mesmo sentido.

Quando escuto alguém a dizer que a mentalidade em Portugal vai mudando lentamente, só me dá vontade de rir. Mas qual mentalidade??? Este país continua a esconder-se nos erros do passado para justificar tudo o que de mal acontece! Não existem desculpas possíveis para o que acontece nas nossas estradas e invocar desconhecimento da lei não é permitido pela própria lei!

Outro caso que tenho conhecimento, desta vez em Espanha é a colocação de agentes da autoridade no meio de grupos de ciclistas, o que no nosso país já acontece, mas sem estarem de serviço e só têm de registar as matriculas dos infractores. Garanto que cumpririam os objectivos em menos de nada.

Diga o que se disser, no fim o que está em causa é o cumprimento da lei e esta não está a ser cumprida! Não existe qualquer desculpa que justifique o que se está a passar nas estradas do nosso país. Muito provavelmente as forças da autoridade também têm de ser mais rigorosas no cumprimento destas mesmas leis, não só para os automobilistas como também para os ciclistas.

E não se esqueçam que quem pedala também tem família e gostaria de voltar para a mesma ao fim do dia.

Sem comentários: