29 de julho de 2017

X-BIONIC | A FALTA DE RESPEITO DE UMA MARCA

29.7.17

Durante toda a minha vida, só tive uma mão cheia de faltas de respeito graves e aquilo  que a X-BIONIC Portugal e a CICLONATUR me fizeram hoje de manhã, vai directamente para o topo dessa lista!


Ha cerca de duas semanas respondi a um convite de evento do facebook, criado pela Ciclonatur intitulado por "Ciclonatur X-Bionic Test-Ride (na estrada)". Desde que ouvi falar nesta marca e no seu pseudo revolucionário vestuário, que tinha curiosidade de o testar para comprovar todos os elogios feitos à mesma. Até ao momento apenas sei que tem valores bastante altos para a maioria das carteiras.

Como era pedido no texto do evento, por ser limitado a 20 ciclistas, enviei um email a confirmar a minha presença e a informar a Ciclonatur do meu tamanho de roupa... mais ou menos uma semana depois responderam com a confirmação. Tratei de organizar a minha vida familiar para às 9h da manhã estar presente em Odivelas na loja da Ciclonatur.

50 kms depois, algum combustível gasto e portagens pagas, lá estava eu à porta da loja. Ofereceram-me um café e a conversa começou com:

"deixa lá ver se o Sr. da X-Bionic vem!" 

Uma frase que não antevia nada de bom...

Pelas 9.13h o responsável da Ciclonatur, que com tudo o que se passou a seguir nem me lembrei de perguntar como se chamava, comunicou à meia dúzia de pessoas presentes:

"o Sr. da X-Bionic telefonou a dizer que esteve a semana toda à espera que uma loja de Braga enviasse os equipamentos e está neste momento na Seur, porque a transportadora diz que perdeu a encomenda." 

Isto dito de uma forma perfeitamente descontraída e eu diria mesmo divertida.

A minha primeira reacção foi, estão a brincar, certo??? Não não era brincadeira era mesmo a sério! "Mas o Sr. da X-Bionic vem a caminho para pedir desculpa!" PEDIR DESCULPA!!! AGORA??? MAS ISTO É UMA FALTA DE RESPEITO INQUALIFICÁVEL!!! Perguntei se o Sr. da X-Bionic, que nunca foi identificado pelo nome, iria trazer outros equipamentos para utilizarmos na volta de bicicleta. "Não, não há equipamentos." 

Fiquei atónito, sem palavras e limitei-me a desejar bom fim de semana e regressar a casa.

Ora então vamos analizar toda esta falta de respeito, e escrevo falta de respeito e não lhe chamo outra coisa porque sou demasiado educado!!!

Primeiro, o Sr. da X-Bionic ou o responsável pela Ciclonatur, só hoje é que perceberam que não iria haver roupa para testar? Custa-me muito a acreditar nisso, pois se estavam há uma semana a aguardar pela encomenda, quanto muito ontem quando perceberam que esta não iria chegar, o mínimo que deveriam de ter feito era informar as pessoas de que o evento seria cancelado ou adiado.

Segundo, se não cancelaram o evento e perceberam que não haveria roupa para utilizar, teriam arranjado uma alternativa, nem que pegassem na roupa nova que tinham disponível na loja para venda e usavam.

Todo este processo foi conduzido de forma pouco ou nada profissional e com muita falta de respeito para com todas as pessoas que se deslocaram à Ciclonatur nesta manhã de sábado. Quando uma marca organiza um evento de auto-promoção, a primeira coisa que tem obrigatoriamente que ter em mente é a satisfação do cliente. Neste caso, nem consegui perceber que essa preocupação estivesse sequer na mesa. 

Infelizmente este tipo de atitude por parte de marcas e/ou lojas ligadas ao ciclismo repetem-se demasiadas vezes neste nosso país, devo de dizer, muito por culpa desta nossa mentalidade em que na maioria das vezes mesmo que frustrados, aceitamos e seguimos.

Raramente se reclama com razão neste nosso país e a palavra desculpa é desvalorizada e descontextualizada em permanência.  Raramente é aplicada na devida altura, e ou se peca por excesso ou por defeito, sem qualquer respeito pelo seu significado! Não sou uma daquelas pessoas que diz que as desculpas não se pedem, evitam-se. Como qualquer pessoa que trabalha, ou que organiza um evento, há sempre a possibilidade de ocorrerem imprevistos ou erros. Mas quando alguma coisa falha, o cliente não pode ficar prejudicado, ou pelo menos é obrigação de quem organiza minimizar ao máximo essa falha ou engano. 

Nunca mas nunca mesmo, deveremos encarar este tipo de situação de ânimo leve, é toda uma imagem internacional que está em causa! A X-Bionic é uma marca mundial, conhecida pela sua qualidade. Para mim, o que se passou hoje foi que o representante português da marca, para além de se revelar mau profissional faltou ao respeito aos presentes. Pessoalmente  faltou ao respeito ao meu tempo e dinheiro, que de livre e espontânea vontade decidi disponibilizar para conhecer a sua marca. A Ciclonatur é uma empresa nacional com projecção internacional que deu a cara por um evento e que nada fez para minimizar os estragos provocados pela marca de quem "vestiu a camisola".

Toda esta postura de arrogancia e desdém pelo cliente e acima de tudo pelo ser humano, como escrevi anteriormente, infelizmente é pratica comum no nosso país, particularmente na área do ciclismo. Estou convicto de que se esta situação acontecesse noutro pais da Europa ou nos Estados Unidos, o resultado final não teria sido este e haveria um plano de contingência accionado por forma a satisfazer minimamente o cliente.

Escrevo estas linhas para que percebam que ficar de braços cruzados só serve para perpetuar este tipo de atitude! O nosso país não precisa de maus profissionais, aliás o nosso país tem bons profissionais, mas infelizmente são uma minoria de que raramente se houve falar. Portugal continua a ser visto lá fora como um país pequenino e com pouca expressão e no qual não é importante investir a este nível, e é essa a postura que se vive cá sempre que surge um problema ou uma situação que careça de apoio das marcas. Está mais do que na hora de mudar mentalidades! 

O ciclismo está a crescer exponencialmente em Portugal, e os Portugueses devem ser tratados com o respeito que merecem. Nunca se esqueçam que podemos fazer 50 coisas bem, mas se fizermos 1 mal, é essa que fica na memória!





Throughout my life, I've only had a handful of serious disrespect atitudes towards me, and what X-BIONIC Portugal and CICLONATUR did this morning, goes directly to the top of that list!

About two weeks ago I responded to a facebook event invitation, created by Ciclonatur titled "Ciclonatur X-Bionic Test-Ride (on the road)". Ever since I heard about this brand and its pseudo-revolutionary clothing, I was curious to test it to prove all the compliments made to it. So far I only know that it has quite high values ​​for most wallets.

As requested in the text of the event, being limited to 20 cyclists, I sent an email confirming my presence and informing Ciclonatur of my size of clothing ... more or less a week later they responded with confirmation. I tried to organize my family life so that at 9:00 am I was present in Odivelas at the Ciclonatur store.

50 kms later, some spent fuel and tolls paid, there I was at the store door. They offered me a coffee and the conversation began with:

"Let's see if Mr. X-Bionic comes!"

A sentence that did not anticipate anything good ...

At 9:13 p.m. Ciclonatur responsible,  who with all that followed, i did not even remember to ask what his name was, informed the half-dozen people present:

"Mr. X-Bionic called to say that he's been waiting for a store in Braga all week to send the equipment and is currently at Seur because the carrier says he lost the order."

This said in a perfectly laid-back way and I would even say fun.

My first reaction was, your kidding, right ??? No, it was not a joke, it was really serious! "But Mr. X-Bionic is on his way to apologize!" APOLOGIZE!!! NOW??? BUT THIS IS A LACK OF RESPECT! I asked if Mr. X-Bionic, who was never identified by name, would bring other equipment to use on the bicycle ride. "No, there's no equipment."

I was stunned, speechless, and I just wished everyone a good weekend and returned home.

Well then let's analyze all this lack of respect, and I write lack of respect and I do not call it anything else because I'm too polite!!!

First, Mr. X-Bionic or the person responsible for the Ciclonatur, only today realized that there would be no clothes to test? It's hard for me to believe that, because if they had been waiting a week for the order, yesterday when they realized that it would not arrive, the least they should have done was inform people that the event would be canceled or postponed.

Second, if they did not cancel the event and realized there would be no clothing to use, they should have found an alternative, or take the new clothes they had available at the store for sale and put it to use.

This whole process was carried out in a little or nothing professional way and with a lot of disrespect to all the people that went to Ciclonatur this Saturday morning. When a brand organizes a self-promotion event, the first thing you have to keep in mind is customer satisfaction. In this case, I could not even see that this concern was even on the table.

Unfortunately this type of attitude on the part of brands and / or shops linked to cycling are repeated too often in our country, I must say, because of our mentality in which most of the times even if frustrated, we accept and follow with our lives.

Rarely does one claim rightly in our country and the word excuse is devalued and decontextualized permanently. Rarely is it applied in due time, and most of the times without respect for its meaning! I'm not one of those people who says that excuses are not asked, they should be avoided. Like anyone who works, or who organizes an event, there is always the possibility of unforeseen causes or errors. But when something fails, the customer can not be harmed, or at least it is the obligation of the organizer to minimize this failure or deception.

Never but never, we should face this type of situation lightly, it is a whole international image that is concerned! X-Bionic is a worldwide brand, known for its quality. For me, what happened today was that the Portuguese representative of the brand, in addition to proving to be a bad professional, lacked the respect for those present. Personally I lacked respect for my time and money, which I decided to make available to know your brand. Ciclonatur is a national company with international projection that gave the face to an event and did nothing to minimize the damage caused by the brand of who "wore the shirt."

All this posture of arrogance and disdain for the customer and above all for the human being, as I wrote earlier, unfortunately is common practice in our country, particularly in the area of ​​cycling. I am convinced that if this situation happened in another country in Europe or the United States, the final result would not have been this and there would be a contingency plan triggered in order to satisfy the client minimally.

I write these lines so that you realize that to stand idly by, only serves to perpetuate this type of attitude! Our country does not need bad professionals, in fact our country has good professionals, but unfortunately they are a minority that rarely are spoken of. Portugal continues to be seen abroad as a small country with little expression and in which it is not important to invest at this level, and this is the attitude that is lived here whenever there is a problem or situation that needs the support of the brands. It's time to change our minds!

Cycling is growing exponentially in Portugal, and the Portuguese should be treated with the respect they deserve. Never forget that we can do 50 things well, but if we do 1 wrong, it's the one that stands in our memory!



Sem comentários: