Este verão ficou decidido que iriamos aproveitar as férias para dar continuidade aos nossos planos de percorrer a rede nacional de ecopistas e desta vez a escolha recaiu na Ecopista de Mora.
Após a maravilhosa experiência que foi pedalar a totalidade da Ecopista do Montado, unanimemente combinámos repetir a experiência… devido à proximidade geográfica a ecopista de Mora tornou-se a escolha mais óbvia.
Marcámos quatro dias no Orbitur de Évora e desses quatro dias um seria dedicado à bicicleta. O plano seria acordar bem cedo para “fugir ao calor”, mas a vontade de ficar na cama por parte de alguns dos elementos do agregado, fez adiar a partida para as 9h no km 0 em Évora.
O objetivo era fazer -+ 20km até Arraiolos e voltar, pois, segundo comentários em diversos sites o percurso de Arraiolos a Mora, nem sempre se encontra transitável. No final acabaram por ser 48km, com a agravante de as temperaturas a partir das 12h, quase chegarem aos 40 graus.
Com uma inclinação máxima de 2%, visto tratar-se de um ramal desativado, não se esperavam grandes dificuldades, a principal incógnita seria mesmo a capacidade física dos miúdos. Até este dia o máximo que tinham pedalado foram 30kms.
Felizmente a paisagem ao longo da ecopista é bastante rica em fauna e flora, tornando assim o acumular de kms mais fácil de suportar… de destacar a paragem para fazer festas a uma manada de cavalos. O piso quase sempre em terra, com exceção da zona em Évora, encontra-se relativamente bem preservado.
Perto de Arraiolos, no ponto mais alto da ecopista, somos brindados com uma vista sobre o vale bastante espetacular antes de iniciarmos a descida que nos leva ao ponto final do nosso trajeto, a saída para arraiolos onde aqui sim, tivemos de fazer uma longa subida até à aldeia mais próxima, mais propriamente até um café de beira de estrada onde parámos para nos hidratar e alimentar antes de iniciarmos o caminho de volta a Évora.
Optámos por não ir até ao centro de Arraiolos, pois implicava mais meia dúzia de kms a subir e houve algum receio de com o calor e o avançar da hora, o regresso se tornasse impossível.
O retorno foi feito a um ritmo ligeiramente mais lento e já com algum cansaço à mistura, mas no final fiquei extremamente orgulhoso dos meus filhos, pois fizeram os 40+8 kms em 3h16m, um novo recorde pessoal.
Não queria acabar sem deixar de agradecer ao importador nacional Siva pelo empréstimo da VW Multivan, um veiculo perfeito para famílias como a nossa que gostam de partir à aventura “carregados” de bicicletas. Uma viatura com espaço que mais parece um autocarro e o luxo dos acabamentos são dignos de nota, mas o mais impressionante foi a sua performance tanto no baixo consumo como na velocidade proporcionada pelo motor 2.o diesel.
O resultado final foi de tal forma positivo que a próxima aventura já está em fase de estudo.
This summer it was decided that we would take advantage of the holidays to continue our plans to travel the national network of greenways and this time the choice fell on the Ecopista de Mora.
After the wonderful experience of cycling the entire Ecopista do Montado, we unanimously agreed to repeat the experience… due to its geographical proximity, the Mora Ecopista became the most obvious choice.
We booked four days on the Orbitur in Évora and one of those four days would be dedicated to cycling. The plan would be to wake up very early to “escape the heat”, but the desire to stay in bed from part of some of the members of the household made the departure to be postponed to 9 am at km 0 in Évora.
The goal was to travel -+ 20km to Arraiolos and back, because, according to comments on several websites, the route from Arraiolos to Mora is not always doable. In the end, we ended up doing 48km, with the aggravating factor of high temperatures almost reaching 40 degrees.
With a maximum slope of 2%, as it is a deactivated railway, no major difficulties were expected, the main question would be the physical capacity of the kids. Until this day the maximum they had cycled was 30kms.
Fortunately, the landscape along the ecotrack is quite rich in fauna and flora, thus making the accumulation of km easier to bear… not to mention the stop to pet a herd of horses. The terrain is relatively well preserved and most of the times on gravel, with the exception of the area in Évora.
Close to Arraiolos, at the highest point of the greenway, we are treated to a very spectacular view over the valley before starting the descent that takes us to the final point of our journey, the exit to Arraiolos where we had to make a long climb to the nearest village, more precisely to a roadside cafe where we stopped to hydrate and eat before starting the way back to Évora.
We chose not to go to the center of Arraiolos, as it involved another half a dozen kilometers uphill and there was some fear that with the heat and the advancing time, the return would become impossible.
The return was made at a slightly slower pace and with some tiredness in the mix, but in the end I was extremely proud of my children, as they did the 40+8 kms in 3h16m, a new personal record.
I didn’t want to end without thanking the Portuguese importer Siva for the loan of the VW Multivan, a perfect vehicle for families like ours who like to go on an adventure “loaded” with bicycles. A car with space that looks more like a bus and the luxury of the finishes are noteworthy, but the most impressive was its performance both in terms of low consumption and in the speed provided by the 2.0 diesel engine.
The end result was so positive that the next adventure is already being planned.