Mas quem é que no seu perfeito estado mental se levanta às 5.30h da manhã para fazer desporto? Esta é apenas uma das afirmações que constantemente oiço por parte de quem acompanha os meus “devaneios” matinais e acreditem quando vos digo que normalmente me dizem coisas bem piores.
Ok não vou mentir e dizer que não custa nada sair do quente da nossa cama, vestir uma qualquer roupa desportiva e sair para a rua ainda de noite, seja para pedalar ou para correr. Existe todo um período de adaptação pelo qual o nosso corpo tem de passar, mas posso vos dizer que basta uma semana para que o organismo de adapte a uma nova rotina. O corpo humano é uma máquina maravilhosamente complexa mas de rápida adaptabilidade.
Esta adaptação inicial lembrou-me o nascimento dos meus gémeos, foi um primeiro mês de complexa adaptação à privação de sono. Não sei se sabem mas com dois filhos ao mesmo tempo a rotina passa por dar de mamar ao primeiro, a minha mulher como é obvio, que dura +- 1h, em seguida vem o segundo com o mesmo tempo de tarefa, em seguida temos +- 30m para descansar, se é que isso é possível e quando damos por isso é hora de voltar ao primeiro filho. Visto por esta perspectiva, acordar às 5.30h para pedalar até nem parece muito mau, pois não?
Outra das vantagens de praticar desporto a esta hora da manhã tem a ver com o civismo de quem circula pela estrada, agora falando do comportamento dos automobilistas para com uma bicicleta. Desde que nós ciclistas, estejamos devidamente iluminados e equipados com roupa reflectora, todo e qualquer veículo que circula na estrada, consegue avistar-nos a uma distância mais que segura. Se tivermos em conta que quem vem a conduzir, consegue rapidamente avistar uma luz e ou roupa reflectora, mas tudo em volta é escuro, a sua primeira reação é de uma aproximação cautelosa e as ultrapassagens regra geral são realizadas a uma distância segura.
Se planearmos um treino de no máximo duas horas, em sendo 8h da manhã estamos em casa, prontos para tomar um banho, mudar de roupa, tomar o pequeno almoço e devidamente despertos começar mais um dia de trabalho.
Um conselho para quem inicie os treinos de madrugada, tentem arranjar pelo menos um amigo para vos acompanhar na “loucura”, quando temos alguém à nossa espera é mais difícil de quando o despertador toca, virar para o outro lado e ficar na cama, já para não falar em todas as questões de segurança.
Em jeitos de conclusão, deixem-se de frases do tipo, “eu não consigo”, “eu jamais me iria levantar da cama a essas horas”! Todos têm dentro de sí a capacidade física de o fazer, só precisam de um pouco de ajuda psicológica, pelo menos no inicio e sempre mas sempre usarem iluminação e roupa reflectora!
E diga-se que para além do exercício físico em si, e da energia que ganhamos para abraçar um novo dia após uma destas nossas voltas de bicicleta de madrugada, há um momento que é único. O nascer do sol que é quase sempre apreciado do alto da Arrábida, fazendo com que o nosso dia comece com um acontecimento de uma beleza inigualável. Juntem-se a nós e venham ver com os vossos próprios olhos!
Let’s #movewithred